15.06.99

Eco 1660, 1999.1
Seminário em Política Econômica

Prof. Gustavo H. B. Franco

 

 

Roteiro

1. Globalização: raízes históricas, singularidades do comércio no pós guerra (comércio intra-industrial e intrafirma), motivações para o comércio (economias de escala, outsourcing, learning, comércio Norte-Sul e ciclo do produto) e o surgimento da economia global

2. Investimento direto, multinacionais e a economia global. Teorias para os determinantes, "ondas" e tipos ideais de FDI, unbundling, tendências recentes.


3. Investimento direto no Brasil. Experiência histórica, e temas de política industrial e comercial, aspectos da experiência posterior ao Plano Real.

 

4. Investimento de "portfolio" e o mercado internacional de capitais. Teoria e tendências recentes. Países emergentes e a integração internacional das bolsas de valores. Fundamentos para crises e bolhas.

 

 5. Fluxos de capitais para países emergentes: o Plano Brady, o mercado internacional de bônus e a participação brasileira.

 

 6. Integração financeira: visões sitêmicas, limitações e desafios macroeconômicos, respostas a "capital surges". Regime de conversibilidade e restrições aos fluxos de capital.

 

7. Crises bancárias e financeiras: problemas e soluções

 

8. Globalização e as crises recentes, bases conceituais e filosóficas: detratores, visionários, catástrofes. O desenvolvimento como tragédia. O dinheiro e o capital financeiro como forças do Mal.

 

 9. Crise mexicana

 

 10. Crise asiática

 

11. Crise e desvalorização no Brasil